domingo, 12 de julho de 2009

Entre toques e botões

Uma das últimas da tecnologia são os comandos de sistema touch scrim, eu que mal me acostumei aos botões digitais, meu deus que horror! Eu que sequer gostava de acionar painéis eletrônicos e programáveis! Sou daquelas que gostam é de um bom dispositivo mecânico: botões de girar, manivelas e outras parafernálias com muita tridimensionalidade.
Sinto que logo sentirei saudades dos cartões magnéticos que também já começam a ser substituídos por toques digitais, leituras de íris, enfim… cada vez mais o mundo tecnológico que é calcado na ciência nos parece acionado por um toque de mágica!
Quanto mais “simplificado” o nosso dia-a-dia, mais complexa se torna a nossa vida. Nada mal acendermos a luz com um comando de voz ou com um estalar de dedos, entretanto, para resolvermos um problema com a luz no quarto bastávamos lançar mão se um sofisticado objeto tecnológico chamado escada e substituir uma lâmpada. Imagina daqui para diante, com os diferentes sensores e leitores, quanto não vai nos custar resolver um probleminha de luminosidade, não vai ser nada baratinho! Ou seja, cada vez mais nos tornaremos reféns dos profissionais especializados. Êta vida simples complicada.
Saudades mesmo eu tenha é das maquinas de lavar-roupas das antigas com suas programações: ligar, lavar, centrifugar; muita, média ou pouca água. Hoje as máquinas possuem um painel eletrônico de fazer inveja a qualquer sala de comando, para se lavar uma roupa preciso decidir sobre o tipo de tecido, sobre o controle de temperatura e volume de água, os tipos de resíduos, enfim ser uma verdadeira engenheira de materiais. São tantos botões e programas que me perco nesta constelação de luzes acesas. Êta facilidade complicada! É por isso que neste mundo atual e tecnológico, estou mais para manivela do que painel digital e penso com saudades num mundo em que tudo de bom era a Brastemp azul da mamãe!

Um comentário:

Antonio Cícero da Silva disse...

É minha caríssima Sheila. Sempre vivemos as mais diversas mudanças...gostei de mais um lindo escrito... abraços, do Antonio