Desconheço o percurso histórico que explica quando a pizza nasceu e como se difundiu. Numa pesquisa rápida na internet me deparo com algumas explicações e muitas replicações de matérias sobre o tema. Mas a despeito de sua origem e de teorias sobre ela, posso tentar entender os motivos que a faz ser tão apreciada entre nós e gostaria de refletir sobre o seu apelo hoje, por que a redonda é tão apreciada?
Há muitas pizzarias porque há muitos admiradores de pizza ou há muitos admiradores de pizza por que existem muitas pizzarias? Não sei por que os empreendedores optam tanto por abrir uma pizzaria, mas basta passear nas cidades e correr os bairros para nos depararmos com dezenas delas por quilometro quadrado!!!
O fato é que o sabor e o prazer de se comer uma pizza parece ser inquebrantável e a despeito de ser boa ou não aquela pizza que compramos, voltamos a insistir em pedir outra vez uma pizza, trocamos de pizzaria, trocamos o pedido e voltamos a ela. Uma compulsão!!!
Comemos a pizza como quem professa uma religião e ritualisticamente cumprimos com o compromisso e a devoramos por pelo menos uma vez na semana!!!
Posso enumerar algumas das muitas e outras qualidades da pizza: prática, divertida, sortida, socialista, sustentável a redonda se impõe. Por sua qualidade prática, basta colocarmos alguns ingredientes sobre um disco de massa e lá temos uma deliciosa, sortida e até divertida refeição. Por sua inclinação socialista, pois basta dividir a redonda em partes iguais e todos ficam satisfeitos com o regalo. E por sua tendência ecológica, sustentável já que podemos dispensar o uso de pratos e com isso o gasto com água e, assim, com um mísero pacote de guardanapo atender a todos os participantes.
Refletindo, assim, sobre estes elementos tão atuais e adequados eu diria que o hábito de comer pizza se consolidará cada vez mais entre nós e não parará, avançando sobre toda a face da Terra, se globalizando e se perpetuando ainda pelos humanos tempos futuros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário